Planejando bem, Evitando os Jacarés

Meus caros leitores,

Passei um período de mudanças total em minha vida profissional e social portanto tive que refazer muitos dos meus planejamentos, mas agora pretendo ser mais continuo em meus “posts”.

Recentemente encontrei muitas dificuldades para Administrar minhas proprias atividades, principalmente no âmbito profissional, inclusive até para postar aqui. O texto abaixo mostra exatamente o grande vilão de um planejamento.

Espero que vocês se divirtam e aproveitem esse texto.

“Cuidado com o jacaré!

Inspirado na aula do professor Larry Greiner, da Universidade do Sul da Califórnia.

“Se você tem um jacaré a lhe morder a perna, a tendência é esquecer que sua tarefa principal que era drenar o pântano”.

Nessa hora a sobrevivência fala mais alto. Você entra no pântano, cheio de vontade de executar a tarefa de drená-lo. Aí, o jacaré morde a sua perna. E você vai querer matar o jacaré, claro. O pântano que espere.

O jacaré desta história é o nosso dia-a-dia. É a rotina que lhe ataca de manhã e que impede que você faça todas as tarefas que planejou para o dia. E ao final, exausto, você olha a pilha de jacarés mortos e é cobrado, pelo seu chefe, pelo pântano que não drenou.

Saber enfrentar a rotina é uma tarefa fundamental para quem quer ter alta performance. Evitar o jacaré é planejar melhor, é testar todas as hipóteses, é prever os desvios e inconsistências. O jacaré detesta planejamento. Ele anda pela empresa com sua casca grossa, rabo comprido e braços curtos dizendo que planejamento não serve para nada, que nunca dá certo, que é um jogo de adivinhação. Tudo mentira. O jacaré morre de medo do planejamento, que, quando bem-feito, é um exercício de previsibilidade. E que não é feito para dar certo, mas sim para testar antecipadamente todas as hipóteses..

Olhe bem a sua volta. Os jacarés estão por todos os lugares, com sua fala mansa e andar desengonçado. E, se você bobear, um deles ataca: “Cadê a cópia do relatório A45 que você ficou de me mandar?”: Pronto, ele mordeu sua perna! Agora vai ter de matar este… e lá se vão quase duas horas do dia. Fique atento. Planeje e priorize as atividades do seu dia. Exercite o planejamento, pratique o exercício da previsibilidade, ou você vai se tornar um especialista em matar jacarés.

E o duro desta vida é que o reconhecimento, as oportunidades e as recompensas só virão para os que drenarem o pântano.”

Um forte abraço a TODOS.

Fernando FERPA Esposito

Deixe um comentário